Dia dos Pais #1: Aventureiros

capa

Para comemorar essa data tão especial que está chegando, a Imperador vai preparar um mês inteirinho de postagens dedicadas aos mais variados estilos de pai. No de hoje, a gente começa a falar sobre os pais aventureiros, trazendo dicas incríveis para curtir o domingo de dia dos pais numa programação bem diferente. Que tal conhecer Floripa no estilo “mochila viajante”? Confira os melhores destinos para explorar e aproveitar esse momento ao lado do seu herói.

Costa da Lagoa

Trilha bem marcada, é ideal para quem não quer enfrentar penhascos e desfiladeiros. Do ponto mais elevado pode-se avistar uma paisagem inesquecível: uma panorâmica das dunas da Praia da Joaquina, da Lagoa em toda sua extensão, da Reserva Ecológica do Rio Vermelho, do Morro da Barra da Lagoa e da Ponta da Galheta.

costa da lagoa

Mas vá preparado: a trilha não apresenta dificuldades, porém é bastante extensa. Seu tempo de duração varia entre 3 e 4 horas. Ao final da trilha, está uma cachoeira com piscina para banho. Já na enseada, encontram-se bares e restaurantes excelentes, com decks sobre as águas da Lagoa da Conceição.

Praia do Gravatá

Ela raramente está incluída no roteiro dos turistas de Florianópolis e é desconhecida, inclusive, por muitos moradores da Ilha. A praia tem uma pequena extensão de areia – cerca de 60 metros. A entrada da trilha é marcada pela placa de uma escola de parapente.

praia do gravatá

A caminhada é curta e fácil. Mesmo com a subida inicial, o tempo da trilha é de, aproximadamente, 30 minutos. Chegando ao topo do morro, encontra-se o ponto utilizado para os saltos de parapente; basta descer para chegar à praia.

Naufragados

Naufragados tem uma aura de mistério devido aos acontecimentos históricos registrados na região. A partida é na praia da Solidão, mais especificamente no ponto final da Caieira da Barra do Sul. A caminha dura cerca de 50 minutos, onde pode-se parar nos riachos para se refrescar e tomar água.

naufragados

Nessa trilha, é praticamente impossível se perder. Por ser um caminho bem marcado, basta seguir a trilha principal. Lá encontram-se hoje várias casas de madeira, onde funcionam quatro restaurantes. Ali são servidas refeições à base de frutos do mar, com valor à consultar.

Morro da Aranha

O morro da aranha é uma aventura de 5,7km a ser realizada entre 40 minutos e 1h30min. A trilha começa no costão direito da praia, apresentando ainda uma subida íngreme, portanto é necessário preparo físico.

morro da aranha

A trilha é bastante limpa, inclusive alguns trechos têm escadas e passarelas. Existem também alguns totens com informações e bancos. A vista do topo do morro é exuberante e o visitante se sente como se em uma ‘esquina’, podendo avistar tanto a Praia Brava, ao Norte, quanto o centrinho da Lagoa da Conceição, ao sul.

Lagoinha do Leste

Considerada por muito turistas a praia mais bonita da Ilha, a Lagoinha impressiona os visitantes com sua beleza, seu ar selvagem e seus mistérios. Praia de mar aberto e águas cristalinas, fica espremida entre dois costões que entram no oceano.  Mesmo isolada, a Lagoinha recebe muitos visitantes no verão. Sua trilha é de dificuldade alta e ao mesmo tempo uma das mais conhecidas.

lagoinha do leste

Os primeiros 30 minutos de caminhada são os mais difíceis. É preciso fazer subidas íngremes e, em alguns pontos, o mato é um pouco fechado. No meio do caminho há água, um córrego corta a trilha e oferece água fresca e sombra. Depois deste trecho, o caminho é tranquilo, sem subidas e de uma beleza incrível. Durante uma hora e meia a trilha margeia os costões.

06

O que levar: 

Uma boa mochila, cantil para água (ou garrafa plástica – se informe se há fontes de água na trilha), lanterna e kit de primeiros socorros.

Alimentação:

No dia anterior, é importante comer carboidratos. Leve alimentos não-perecíveis, como granola, frutas desidratadas e sanduíches leves e bem embalados. Não leve mais comida do que o necessário. Para repor a energia, o ideal são barras de cereais ou banana seca (entre as vantagens, evitam cãibras). E para beber, água ou isotônicos.

O que vestir:

Roupas leves, de preferência fibras naturais, como o algodão, que evitam a transpiração excessiva. Nos pés, um calçado confortável. Em trilhas mais fáceis, roupas de cores claras, pois não absorvem tanto calor. Nas mais complicadas, é melhor usar cores fortes, que facilitam a identificação em caso de se perder. Botas de caminhada são sempre a melhor opção.

Avisos de utilidade:

É bom ter cuidado com animais peçonhentos, que não têm época para aparecer. Use botas, já que quase 90% dos casos de picadas atingem o tornozelo. Olhe onde pisa e ande fazendo barulho, isso afasta os animais. Dê uma olhada no link de primeiros socorros para saber como agir em caso de acidente. Quando estiver em dúvida quanto ao caminho, escolha o que tiver mais marcado. E não deixe nada pelo caminho.

E agora, para ajudar o seu pai a cumprir qualquer uma dessas trilhas com o máximo de conforto e estilo, que tal dar de presente para ele uma bota Timberland nesse Dia dos Pais? Aqui na Imperador, você encontra em vários modelos e numerações em preços incríveis, como os que você confere abaixo.

03

(Fonte: Dicas do Mundo/Guia Floripa)

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>